THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES ?

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Slogan de Fernando Pessoa

“Primeiro entranha-se, depois estranha-se.”
Este slogan da “Coca-cola”, escrito por Fernando Pessoa a pedido desta mesma, foi, e ainda é, bastante utilizado pela população portuguesa. Slogan este que fez com que a “Coca-Cola” fosse banida de Portugal. Em 1928, quando o slogan foi lançado, as vendas aumentaram repentinamente, mas, não por muito tempo. O acontecimento deu-se devido ao facto do director de Saúde de Lisboa achar que, como o produto faz parte da coca, e desta é extraído o narcótico “cocaína”, o produto não deveria ser vendido ao público, mas, se o mesmo produto não tinha cocaína, então chama-lo de “COCA-cola” seria enganar os compradores, logo, justificava que o produto não fosse permitido no mercado. Então, o director de Saúde de Lisboa mandou apreender todas as “Coca-colas” existentes no mercado e atirá-las ao mar, sendo a venda destas novamente legal apenas após 25 de Abril de 1974. Esta enorme agitação foi devida ao slogan de Fernando Pessoa, ao qual o director de Saúde de Lisboa entendeu que este mesmo slogan considerava que o produto tinha estupefacientes, pois se primeiro se estranhava e depois se entranhava, isso é justamente o que ocorre com os estupefacientes que, embora tomados a primeira vez com estranheza, o paciente acaba por se habituar.
Ora, a “Coca-cola”, achando que, como o grande escritor tinha uma grande importância e reputação em Portugal, e o seu dito slogan aumentaria gradualmente as vendas, convidou-o. Mas, Fernando Pessoa foi atraiçoado pelo seu próprio dom na escrita, e pela sua grande imaginação e astúcia. Acontece; mas ainda bem!
Escritores portugueses ao darem a sua cara, a sua imagem, a sua sabedoria e arte na escrita para estes efeitos publicitários fazem com que a marca seja bem intitulada e, ao mesmo tempo dão uma lição de bom português. As empresas de marketing só têm a aprender!

0 comentários: